segunda-feira, 3 de agosto de 2015

Sabe que os brócolos são os responsáveis pela destruição da H. Pylori (a bactéria que provoca o cancro do estômago)?


Sabe que os brócolos são os responsáveis pela destruição da H. Pylori (a bactéria que provoca o cancro do estômago)?

Os brócolos são uma poderosa fonte de nutrientes. Vários estudos de Universidades Americanas afirmam que este vegetal é rico em:
·        Vitaminas B2, B3, B5 e C, Betacaroteno, K
·        Ferro, magnésio, cálcio, potássio, zinco, sódio
·        Fibra

Mas os fitoquímicos que aparecem na composição dos brócolos são conhecidos por proteger contra o cancro. Um desses fitoquímicos, o sulforafano (potente antioxidante e anti-inflamatório capaz de provocar a morte das células cancerígenas e inibir a formação de vasos sanguíneos e metástases nos tumores) elimina a bactéria H. pylori (uma bactéria capaz de sobreviver num ambiente ácido como é o do estômago e responsável por provocar gastrites e cancro).
É o que explica um artigo publicado na revista científica “topics in current chemistry”.
O estudo mostra como o fitoquímico existente nos brócolos consegue proteger o estômago dessa bactéria.
Os cientistas descobriram que o sulforafano presente nos brócolos é um dos mais poderosos fitoquímicos e por isso pode proteger-nos de toxinas presentes no ar ou na alimentação.
Referência:

Assim é fundamental que os brócolos façam parte da nossa alimentação.

Outros benefícios deste vegetal especial:

·        Possui flavonoides e carotenoides que são fantásticos guardiões das nossas células protegendo-as do envelhecimento, rugas e manchas na pele.
·        Protege os vasos sanguíneos dos maus efeitos do excesso de açúcar (de novo é o sulforafano o nutriente responsável).
·        Previne os danos nos rins e na retina (degeneração macular relacionada com a idade).
·        Reduz o colesterol LDL e aumenta o HDL (bom colesterol).
·        É usado como alimento coadjuvante no tratamento do cancro do cólon, pâncreas, pulmão, pele, bexiga, estômago e leucemia.
·        Diminui a hipertensão
·        Protege os ossos da osteoporose
·        Neutraliza a acidez do corpo
·        Mantém o bom funcionamento do cérebro
·        Previne as cãibras musculares e inflamação das articulações

Como consumir os brócolos:

·        Cru em saladas
·        Cozidos (de preferência a vapor ou em pouca água e por pouco tempo para manter o máximo de nutrientes)
·        Grelhados
·        Ótimo para sopas, suflés, bolos refogados, tortas

Sumo de brócolos que aumenta os níveis de colagénio e mantém a pele mais tonificada:
·        1 taça de brócolos
·        1 litro de água
·        Sumo de uma laranja
Misture tudo numa liquidificadora
Beba todos os dias.

Outra opção (sumo desintoxicante) segundo a Escola de saúde Pública John Hopkins Bloomberg:
·        1 folha de couve
·        2 folhas de brócolos
·        1 cm de gengibre
·        1 maçã verde
·        1 dl de água de coco
·        3 pedras de gelo
Misture tudo numa liquidificadora

Beba todos os dias.

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