quarta-feira, 22 de julho de 2015

Quinoa: O grão de ouro


O grão de ouro
O que é a Quinoa?
É uma planta originária da região andina (Perú, Bolívia, Colômbia), que produz um grão utilizado na alimentação humana há mais de 4 mil anos.
É conhecida como o grão de ouro pela sua grande riqueza nutricional.

Características:
·         Rica em proteínas (o seu valor proteico é comparado ao leite materno)
·         Rica em lisina e metionina (aminoácidos muito eficientes nas proteínas vegetais)
·         É uma fonte cálcio, magnésio (importante na saúde cardiovascular), manganês, ferro vitaminas do complexo B (B1,B2 e B3).
·         Reduz a hipertensão
·         Possui ómega 3 e 6
·         Alimento de baixo índice glicémico e tem pouco glutén)
·         É um antioxidante (afasta os efeitos nocivos dos radicais livres e promove um sistema imunitário saudável)
·         É um bom substituto (e mais saudável) das massas tradicionais.
·         Rico em substâncias que melhoram a memória e a aprendizagem.
·         Fonte poderosa em fito esteróis (auxiliam na prevenção do cancro da mama, e afastam o risco de osteoporose)
·         Excelente para quem sofre de enxaquecas
·         Ajuda no fortalecimento muscular

Como usar a quinoa para emagrecer:
·         1 colher de sopa por dia junto com as refeições (misturada no sumo, salada, acompanhar o peixe, carne, como substituto do arroz ou da massa)
·         Pode usar a quinoa (em farinha) para pães e biscoitos, panquecas.
·         No pequeno-almoço acompanha salada de fruta ou cereais ou misturado com o iogurte ou leite.

Outras formas de usar a quinoa:
·         Pode cozer a quinoa (antes deve lavar bem os grãos de forma a remover a resina natural que tem um sabor forte e amargo) junte feijão, coentros e cebolinha e deguste esta deliciosa salada.
·         Também pode adicionar nozes e frutas à quinoa cozida
·         Adicione à sopa de legumes.


Nota: A ingestão diária de quinoa reduz a inflamação provocada pela gordura (tecido adiposo). O seu sabor e textura são semelhantes à aveia.

Nota: A cozedura da quinoa não compromete as propriedades dos nutrientes.

Composição nutricional de quinoa em cada 100g:

·         Valor energético: 318 Kcal
·         Hidratos de carbono: 74,3 g
·         Proteínas: 23 g
·         Lípidos: 4,9 g
·         Magnésio: 270 mg
·         Ferro: 54 mg
·         Vitamina B1: 30 mg
·         Vitamina B2: 28 mg
·         Vitamina B3: 7 mg


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