sexta-feira, 31 de julho de 2015

O que deve saber sobre a Beterraba (uma forte aliada na perda de peso e no ganho de energia e massa muscular)

O que deve saber sobre a Beterraba

Doce, de cor vermelha, a beterraba é um vegetal que possui vários benefícios para a saúde.
Pode ser comida crua, cozida, grelhada ou assada. Normalmente é usada em saladas, sopas e muito em voga nos sumos.

Mas o que faz da beterraba um vegetal tão requisitado para quem quer manter uma vida saudável ou reduzir o peso?

·         Baixo teor calórico (auxilia na perda de peso).
·         Rica em antioxidantes
·         Tem ferro (reduz a anemia), sódio, potássio e magnésio.
·         Rica em ácido fólico (reduz o risco de defeitos no tubo neural do bebé).
·         Rica em betaína (responsável pela sua cor vermelha e protege o sistema cardiovascular, previne a osteoporose e ajuda a aumentar a massa muscular).
·         Rica em fibra
·         Rica em licopeno (excelente para a pele dando-lhe brilho, elasticidade e impedindo o envelhecimento precoce)
·         Reduz o mau colesterol (LDL) e os triglicéridos e aumenta o bom colesterol (HDL).
·         Ajuda ao bom funcionamento do fígado (desintegrando as gorduras).
·         Previne o aparecimento do cancro do cólon, da pele e da mama.
·         Reduz a insónia
·         Previne a perda de memória e demência (melhora o fluxo de sangue no cérebro).
·         No exercício (aumenta a resistência do corpo e reduz a velocidade de gasto de energia nos músculos).
·         Previne a alopecia: Cabelo: mantém a textura brilhante e aumenta a sua espessura.
·         Rica em Luteína (previne problemas oculares).
·         Alivia a síndrome pré-menstrual (TPM)
·         Reduz a frequência de enxaqueca
·         Estimula a concentração
·         Promove o bom funcionamento das vias urinárias
·         Ajuda na redução da hipertensão
·         Ótima para quem tem problemas nas gengivas

Dicas que deve saber sobre a Beterraba:

·         As melhores são as mais pequenas e devem ter a pele lisa e cores brilhantes. Esqueça as que tiverem as folhas murchas (as folhas são comestíveis e muito nutritivas).
·         Para obter o máximo dos benefícios da beterraba deve consumi-la crua ou cozida a vapor para se preservar os seus nutrientes.
·         Para cozerem melhor deve deixar 3 cm do talo. Esta é também a forma de preservar a sua capacidade hidratante.
·         Deve conservá-la lavada e guardada em sacos plásticos no frigorífico (5-7 dias). Não esquecer que deve retirar as folhas verdes para que estas não retirem a humidade da beterraba.
·         A maior parte dos minerais encontram-se nas folhas verdes.
·         Com as folhas também se podem fazer cataplasmas que atuam como refrigerante nas feridas da pele.
·         Chá de beterraba é ótimo para combater as pedras dos rins.

Dicas para quem não gosta de beterraba:

·         A beterraba tem uma particularidade muito interessante para quem não gosta deste tubérculo. Quando se adiciona outro ingrediente à beterraba (por exemplo num sumo) deixa de se notar o seu sabor para se sentir o sabor do outro. Exemplo: Faça um sumo de beterraba com limão ou laranja. A bebida fica com a cor da beterraba mas com o sabor do limão ou da laranja (se juntar erva-doce ou folhas de hortelã fica ainda melhor).
·         Rodelas de beterraba cozida temperadas com azeite ou com queijo quark e manjericão ficam deliciosas.
·         Dá um toque especial à salada quando colocada crua e ralada.
·         Fica excelente quando colocada em cubos pequenos no molho da carne
·         Dá uma cor diferente à sopa sem alterar o sabor dos outros legumes.

Sumos:
·         Antioxidante: 1 cenoura, 1 beterraba e 1 laranja mais um pouco de água. Triture tudo na liquidificadora e coe.
·         Purificante: 1 beterraba, sumo de um limão, 1 cm de gengibre
·         Prisão de ventre: 1 beterraba, 1 limão, 1 colher de sopa de linhaça moída ou sementes de chia.

Beterraba na promoção da atividade física:

Quem pratica atividade física regular já percebeu o quanto a beterraba é sua aliada. Este legume tem a capacidade de oxigenar as células tornando o exercício menos cansativo. Tal poder deve-se aos nitratos que a beterraba possui e que vão provocar a dilatação dos vasos sanguíneos. Deste modo, os nutrientes chegam com maior facilidade ao músculo, em especial a estamina que confere mais força e energia ao músculo.
A beterraba ajuda também no aumento da massa muscular.

Um sumo de beterraba uma hora antes do treino revela-se uma excelente opção.

Para quem quer emagrecer a Beterraba é também uma ótima aliada pois converte o açúcar lentamente no sangue o que dá uma sensação de saciedade por mais tempo.


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